Como solicitar o CPF

Caros alunos, professores e diretores de escola,

Para realizar a inscrição no curso Aluno Integrado, é imprescindível que os alunos tenham CPF. Caso os alunos não tenham CPF ainda, sugerimos que os alunos o providenciem, pois é possível verificar o número do CPF em 48 horas após a solicitação e assim concluir a inscrição. A seguir colocamos as principais informações sobre como e onde solicitar o CPF. As informações foram retiradas do site da Receita Federal.

Se o aluno possuir título de eleitor é possível fazer a solicitação pela internet, basta acessar o formulário e preencher. O formulário está disponível neste link

Caso o adolescente não tenha o titulo de eleitor, a solicitação do CPF deve ser feita nas agencias do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O custo nesse caso, é R$ 5,70.

Para os menores de 16 anos, os documentos necessários para fazer a solicitação são:

• Documento de identificação da pessoa a ser inscrita que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade, certidão de nascimento).

Para os maiores de 16 anos, os documentos necessários são:

• Documento de identificação da pessoa a ser inscrita, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade).
  • Para brasileiros com idade dos 18 aos 69 anos: título de eleitor, protocolo de inscrição ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral ou documento da Justiça Eleitoral atestando a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral ou outro documento que comprove a não-obrigatoriedade de alistamento eleitoral.

Após a solicitação da inscrição, é possível verificar o número do cpf pela internet. Consulte "em cidadão", "consulta andamento de pedido de CPF". O número estará disponível em até 48 horas após a solicitação, exceto se o pedido tiver sido realizado em uma loja franqueada dos Correios que pode demorar em média 15 dias.

Mais informações sobre o processo de solicitação do CPF, consulte o site da Receita Federal